Alguns veículos vêm equipados de fábrica com uma peça introduzida no sistema de freios. No Brasil é conhecida como ABS, que são as iniciais para o termo alemão “Antiblockier-Bremssytrem” que é um mecanismo que evita o travamento das rodas quando o freio é acionado bruscamente. De fato, foi um avanço em termos de segurança automotiva.
Como é um equipamento que interfere na segurança, este texto é para explicar, e o que fazer, quando a luz amarela do ABS acende “do nada” no painel do seu carro. Uma pane no sistema ABS vai diminuir a eficiência do freio e o tempo de desviar de algo. Portanto, se esta luz acender, o carro deve ser levado até uma oficina de preferência especializada em ABS. Quando esta luz acende é porque surgiu um defeito, e o sistema tem que ser inspecionado.
Somente através do um de um Scanner que o especialista vai descobrir o defeito, ou que causou este defeito. Então, o “talvez seja isto” é especulação e o o sistema de freios do seu carro não é uma simples lâmpada onde se permite errar um diagnóstico. Uma maneira de evitar danos é procurar um profissional experiente em ABS quando for fazer algum serviço relacionado aos freios, como trocar as pastilhas, por exemplo. Neste caso não é um serviço simples e pode danificar seriamente o ABS do seu carro. Equipamentos especiais serão necessários para trocar estas pastilhas.
Muitas vezes, sensores do ABS são trocados, mas a luz continua acendendo. Isto significa que outros componentes podem estar afetando o desempenho deste sensores. Mas em alguns casos a luz do ABS pode acender por um motivo mais simples que não implica em troca de peças. O ajuste do freio de mão, por exemplo, pode fazer esta luz acender. Mas até esta condição e regulagem, deve ser verificada por um mecânico.

O "motorzinho" aceso no painel pode indicar problemas no bico injetor, bobina, velas e até mesmo no catalisador
De repente acende a luz da injeção no painel, aquele motorzinho que se acende ali e você logo fica a imaginar: será algum problema na injeção eletrônica? E você sabe que a luz de injeção acesa, é porque tem alguma anormalidade no motor, que passa a funcionar em regime emergencial.
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LUZ DO AIR BAG ACESSA
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LUZ DA BATERIA
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LUZ DA DIREÇÃO ELÉTRICA
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LUZ DO START & STOP ACESSA
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LUZ DA PRESSÃO DOS PNEUS
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LUZ DO ÓLEO
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LUZ DO CONTROLE DE ESTABILIDADE
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LUZ DOS FARÓIS DE NEBLINA
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