Buscar
  • GPCAR

Cambagem ? Mito ou correção necessária ?


O que é cambagem?

Nada mais é do que o ângulo medido na roda em relação à sua inclinação vertical. Dependendo do veículo, este ângulo pode variar de vários graus, é importante que este ângulo tenha o valor especificado pelo fabricante do veículo e deve ser igual também nas duas rodas dianteiras.

Este ângulo tem o objetivo de compensar os esforços laterais que ocorrem na roda durante a curva, melhorando a estabilidade do veículo. Para que você possa analisar a cambagem do seu carro, a ilustração abaixo mostra de forma exagerada a deformidade das posições dos pneus.


Quando fazer cambagem?

A resposta é simples! Se você transita por vias que tem muitos buracos, o que é muito comum em nosso país, às vezes é inevitável cair em um deles e, é ai que essas alterações no ângulo acontecem, tanto pelas fortes pancadas, excesso de buracos, e até mesmo abuso de peso e principalmente por molas defeituosas, desgaste de componentes que podem ser substituídos rapidamente para que o ângulo de camber volte ao indicado pelo fabricante.

O recomendável é verificar a situação do camber junto com o alinhamento e o balanceamento, assim quando o carro atinge 10 mil quilômetros, você garante que o seu carro sairá da manutenção perfeitamente regulado.

É importante também, sempre observar o comportamento do seu carro, por exemplo, ao estado das molas, pois se estiverem “cansadas” a suspensão irá trabalhar de forma irregular.


170 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Domingo e Feriados - Fechado

Segunda a Sexta, das 08h00 às 18h.

Sábado, das 08h00 às 12h00

LOGO DA GPCAR

Aqui você encontra o melhor serviço para manutenção de seu veículo.

Consulte-nos

PÁGINAS EXTRAS

INSCREVA-SE E OBTENHA VANTAGENS

© 2019 GPCAR AUTO CENTER | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram