Luz do ABS acesa é sinal de que o carro vai ficar sem freio?
GPCAR AUTO CENTER

Aqui você encontra o melhor serviço para manutenção de seu veículo.

Consulte-nos

PÁGINAS EXTRAS

INSCREVA-SE E OBTENHA VANTAGENS

Segunda a Sexta, das 08h00 às 18h.

Sábado, das 08h00 às 12h00

LOJA 2
GPCAR - AV. MUTIRÃO

(62) 3639-6000 | (62) 3639-6001

Av. Mutirão,N° 2301 Setor Marista Goiânia/GO CEP:74.150-340

 

LOJA 1
GPCAR - AV. T-63

(62) 3515-7004 | (62) 3515-7005

Av. T-63, N° 244 Jardim América 

Goiânia/GO CEP: 74.250-320

 

© 2019 GPCAR AUTO CENTER | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Buscar
  • GPCAR

Luz do ABS acesa é sinal de que o carro vai ficar sem freio?


A luz acesa pode representar um problema no circuito elétrico; o sistema de freios do carro continua funcionando normalmente

Uma exigência do governo obrigou os automóveis brasileiros a serem equipados com airbags e freios ABS. Entretanto, não se fez nenhuma campanha educativa para esclarecer o motorista e ocupantes do automóvel como funcionam estes dois equipamentos eletrônicos de segurança. Ou o que significa a luz do ABS acesa no painel. O importante era faturar, o resto é irrelevante…

Como nada se explicou, quase nenhum motorista conhece os detalhes do funcionamento do ABS e dos airbags. Esta coluna já recebeu diversas questões sobre o assunto.

Uma das que mais aparece é a dúvida do motorista quando se acende no painel a luz de alerta do ABS. Ele fica sem saber se está correndo o risco de perder o freio. Um deles disse que, ao acender o alerta, foi dirigindo bem devagarinho até a oficina e mostrou a luz para o mecânico. Que afirmou não ter problema nenhum, que ele podia continuar rodando mas que deveria levar o carro para o reparo.

O profissional explicou, ainda, que ao se acender, a luz só indica que o sistema eletrônico o ABS deve ter entrado em pane, mas que o carro continua contando normalmente com os freios. Que só exige mais atenção do motorista pois o sistema anti-bloqueio não vai funcionar numa freada de emergência. Ou seja, as rodas vão travar e sair deslizando pelo asfalto.


O que significa a luz do ABS acesa

O ABS é um dispositivo que interfere no circuito hidráulico dos freios ao perceber que as rodas estão se travando quando o motorista pisa com muita força no pedal. Ou num piso molhado, ou com areia ou terra. Então, para evitar que elas se travem, o ABS reduz a pressão do sistema hidráulico.

Então, quando a luz do ABS se acende, pode ser um problema no circuito elétrico que acionou o alerta. Muitas vezes, basta desligar e ligar novamente o carro para que ela se apague.

Mesmo que o sistema esteja em pane e a luz de alerta tenha se acendido corretamente, para avisar ao motorista que leve o carro à oficina, o sistema de freios continua funcionando normalmente. Exatamente como num automóvel que não tenha o dispositivo ABS.


*Fonte de dados: https://autopapo.com.br/blog-do-boris/luz-do-abs-significado/

33 visualizações